Home / Cananéia / Dia Mundial de Limpeza de Praia em Cananéia
Dia Mundial de Limpeza de Praia em Cananéia

Dia Mundial de Limpeza de Praia em Cananéia

Dia Mundial de Limpeza de Praia em Cananéia

Cananéia possui diversas belezas naturais e ecológicas por toda a sua extensão e visando manter toda essa riqueza a equipe do ECOSURF juntamente com os Departamentos de Esporte e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia promoveu na cidade o Dia Mundial da Limpeza de Praia, que este ano foi comemorada dia 16 e 17 de setembro.

Cerca de 103 voluntários se juntaram as equipes organizadoras para retirar lixo nos bairros do Marujá, Pereirinha, Mandira, Ariri, Carijó, Costa Azul, Folha Larga e Centro de Cananéia, Carijó e Boqueirão Sul da Ilha Comprida. Foram recolhidos 876 kg de lixo, em sua maior parte foram garrafas pet, isopor, apetrechos de pesca, garrafas de vidro, lâmpadas e chinelos, além de resíduos oriundos de outros países como Japão, Canadá, EUA e Alemanha.

Foram distribuídas 150 camisetas, alimentação e água para os voluntários. A ação teve uma média de 4 horas de trabalho. Foram utilizados sacos de 100 litros e luvas para coleta dos resíduos. Totalizando 370 sacos cheios.

O trabalho desenvolvido pelo coletivo EcoSurf Vale do Ribeira procurou identificar as características e tipos de resíduos, composição e quantidade do chamado “lixo marinho” encontrado no lugar. Em nossa região recebemos muitos resíduos trazidos pela maré durante o ano e isso ao longo do tempo vem causando impactos nos ecossistemas costeiros e marinhos da nossa região, Litoral Sul / Vale do Ribeira.

Conheça o movimento de Limpeza de Rios e Praias:

O Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP é um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspiradores e efetivos que existe e é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O movimento internacional que promove a campanha de limpeza de rios e praias em todo o mundo no mês de setembro, apelidado de “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, pelas organizações que iniciaram o movimento de despoluição na Austrália e América do Norte nos anos 80 é a maior ação global para limpeza do planeta.

Promovido por diversas instituições que atuam com conservação marinha e políticas públicas, a ação chega ao Brasil nos anos 90 com o título: Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP.

Durante a mobilização, que sempre ocorre no terceiro sábado do mês de setembro (ou chegada da primavera – 21 de setembro), voluntários em todas as partes do mundo vão às praias, rios, praças, parques, trilhas, etc coletar o “lixo” depositado diretamente pelos usuários desses locais ou por descargas originadas por outras fontes.

O evento já envolveu mais de 35 milhões de pessoas em diversas partes do mundo. O DMLRP vem possibilitando no longo prazo, mudanças de atitudes e comportamentos em nível local e global.

A ideia é simples. Voluntários atuam na limpeza da sua comunidade, transformando o ambiente em um local mais agradável e saudável para viver. As limpezas são coordenadas por grupos comunitários, coletivos, ambientalistas, colégios, escolas, bandeirantes, departamentos de governos, empresas e indivíduos dedicados ao meio ambiente.

 

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top