Home / Cananéia / Dia Mundial de Limpeza de Praia em Cananéia
Dia Mundial de Limpeza de Praia em Cananéia

Cananéia possui diversas belezas naturais e ecológicas por toda a sua extensão e visando manter toda essa riqueza a equipe do ECOSURF juntamente com os Departamentos de Esporte e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia promoveu na cidade o Dia Mundial da Limpeza de Praia, que este ano foi comemorada dia 16 e 17 de setembro.

Cerca de 103 voluntários se juntaram as equipes organizadoras para retirar lixo nos bairros do Marujá, Pereirinha, Mandira, Ariri, Carijó, Costa Azul, Folha Larga e Centro de Cananéia, Carijó e Boqueirão Sul da Ilha Comprida. Foram recolhidos 876 kg de lixo, em sua maior parte foram garrafas pet, isopor, apetrechos de pesca, garrafas de vidro, lâmpadas e chinelos, além de resíduos oriundos de outros países como Japão, Canadá, EUA e Alemanha.

Foram distribuídas 150 camisetas, alimentação e água para os voluntários. A ação teve uma média de 4 horas de trabalho. Foram utilizados sacos de 100 litros e luvas para coleta dos resíduos. Totalizando 370 sacos cheios.

O trabalho desenvolvido pelo coletivo EcoSurf Vale do Ribeira procurou identificar as características e tipos de resíduos, composição e quantidade do chamado “lixo marinho” encontrado no lugar. Em nossa região recebemos muitos resíduos trazidos pela maré durante o ano e isso ao longo do tempo vem causando impactos nos ecossistemas costeiros e marinhos da nossa região, Litoral Sul / Vale do Ribeira.

Conheça o movimento de Limpeza de Rios e Praias:

O Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP é um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspiradores e efetivos que existe e é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O movimento internacional que promove a campanha de limpeza de rios e praias em todo o mundo no mês de setembro, apelidado de “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, pelas organizações que iniciaram o movimento de despoluição na Austrália e América do Norte nos anos 80 é a maior ação global para limpeza do planeta.

Promovido por diversas instituições que atuam com conservação marinha e políticas públicas, a ação chega ao Brasil nos anos 90 com o título: Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP.

Durante a mobilização, que sempre ocorre no terceiro sábado do mês de setembro (ou chegada da primavera – 21 de setembro), voluntários em todas as partes do mundo vão às praias, rios, praças, parques, trilhas, etc coletar o “lixo” depositado diretamente pelos usuários desses locais ou por descargas originadas por outras fontes.

O evento já envolveu mais de 35 milhões de pessoas em diversas partes do mundo. O DMLRP vem possibilitando no longo prazo, mudanças de atitudes e comportamentos em nível local e global.

A ideia é simples. Voluntários atuam na limpeza da sua comunidade, transformando o ambiente em um local mais agradável e saudável para viver. As limpezas são coordenadas por grupos comunitários, coletivos, ambientalistas, colégios, escolas, bandeirantes, departamentos de governos, empresas e indivíduos dedicados ao meio ambiente.