Home / Cananéia / Cananéia sobe no Mapa do Turismo Brasileiro
Cananéia sobe no Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais. De acordo com a nova categorização, dois municípios do Vale do Ribeira – Cananéia e Ilha Comprida que subiram para a categoria ‘B’ – tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

cidade de cananeia e ilha comprida em azul que representa a categoria B, e no entorno Iguape categoria C em amarelo, Pariquera-açu, Jacupiranga, Cajati e Barra do Turvo em laranja representando a categoria D

“A melhoria na classificação de destinos como Cananéia mostra que o município têm trabalhado cada vez mais para fortalecer a atividade turística. No que diz respeito ao Ministério do Turismo o município deve estar atento às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços”, avaliou a Secretária de Turismo e Cultura da Estância de Cananéia, Thayssa M. de Mello.

APOIO DO MTUR – Segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a nova categorização, a cidade de Cananéia pode contar com até R$ 500 mil por ano para realização de festejos. Todos os municípios – de ‘A’ a ‘E’ -, estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; de orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, de ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.

“Um dos motivos que me alegra e saber que todo o trabalho sério é recompensado pelo reconhecimento”, afirma o Prefeito da Estância de Cananéia, Gabriel Rosa.