Home / Cananéia / Cananéia participa do Projeto Agroflorestar
Cananéia participa do Projeto Agroflorestar

No dia 21 de fevereiro a Subprefeitura do Itapitangui recebeu o encontro para tratar do “Projeto Agroflorestar Vale do Ribeira”, estavam presentes a Divisão de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura da Estância de Cananéia, a CATI, agricultores familiares da Estância de Cananéia e a Cooperafloresta. A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Florestal Artur Dalton Lima, membro da Cooperafloresta e articulador desse projeto.

Em sua terceira edição o “Projeto Agroflorestar” é fruto de uma articulação entre a Cooperafloresta e organizações governamentais e não-governamentais que vêm edificando parcerias e apoios, consistentes, em torno de temas sociais, ambientais e econômicos, envolvendo particularmente questões referentes ao Vale do Ribeira (SP e PR), em especial a comunidades tradicionais e aos sistemas agroflorestais agroecológicos inspirados pela natureza (também conhecido como SAFs e agricultura sintrópica).

Após a palestra, foi combinado uma visita à Barra do Turvo, no dia 10 de abril de 2018, para trocas de conhecimento quanto a métodos de produção e para iniciar o projeto.

Sobre o projeto:

O “Projeto Agroflorestar: Vale do Ribeira”, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, visa promover: a recuperação e conservação ambientais, além do desenvolvimento sustentável (ecologicamente equilibrado, socialmente justo e economicamente viável) de comunidades quilombolas, famílias agricultoras tradicionais, aldeias indígenas; desenvolver atividades de educação ambiental e formação/emancipação (cursos, capacitações, oficinas, vivências, intercâmbios e palestras) para as famílias participantes e estudantes de escolas públicas, localizadas no Vale do Ribeira; ampliar, aprimorar a implantação e manejo de sistemas agroflorestais; e desenvolvimento de pesquisas.

Desta maneira, pretende-se atuar diretamente com 470 famílias agricultoras tradicionais, quilombolas e indígenas (em aproximadamente 20 municípios do Vale do Ribeira SP e PR), em atividades de formação/emancipação, capacitação, implantação e manejo de sistemas agroflorestais, e outros, aproximadamente, 4.200 participantes (de maneira indireta) de atividades de educação ambiental, social e econômica. Pretende-se também, recuperar 30 hectares de áreas degradadas, com sistemas agroflorestais e outros 95 hectares de sistemas agroflorestais abandonados serão intensamente manejados, totalizando assim 125 hectares de área manejada de sistemas agroflorestais agroecológicos inspirados na natureza. Os resultados obtidos, a partir das pesquisas a serem desenvolvidas, espera-se que possa contribuir diretamente para a qualificação e ampliação da prática agroflorestal, bem como para subsidiar políticas públicas.

6 comments

1. I’m really enjoying the design and layout of your blog. It’s a very easy on the eyes
    which makes it much more enjoyable for me to come here
    and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Superb work!

2. 我們彩用國際及美國食品及藥物管理局FDA認可的CO2 激光儀 Lutronics® Spectra SPR, 具安全性, 準確度高 . 二氧化碳激光可安全地去除皮膚上的癦痣、肉粒、疣、老人斑等問題。此激光的幼細光束可準確及直接地將要去除的組織氧化,過程快捷,傷口細小及乾淨,對周圍的皮膚傷害減至最少。一般1-2次就可永久去除。

3. bliss 【臉部保養】玩美女孩潔面凝膠的商品介紹 bliss,臉部保養,玩美女孩潔面凝膠

4. Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Many thanks

5. 堅持一個月每天吃雞蛋 皮膚也能變雞蛋肌般嫩滑、又能抗老 更可變易瘦體質! Marie Claire (HK) Edition 雞蛋的功效其實有很多,而且對於美肌及變瘦來說,是一個很好的食物!原來只要每天堅持食一隻雞蛋,很快就會發現,皮膚變好了,連體重都減輕了! 1. 皮膚變更好 雞蛋內含有豐富的蛋白質,只

6. Every weekend i used to pay a quick visit this web site, as i wish for
    enjoyment, for the reason that this this web page conations actually good