Home / Cananéia / Prefeito busca explicações sobre estrada SP 226
Prefeito busca explicações sobre estrada SP 226

No dia 16 de outubro de 2018, o prefeito de Cananéia, Gabriel Rosa, esteve na capital reiterando a solicitação de recapeamento e melhorias da Rodovia SP-226, trecho que liga Pariquera-açu a Cananéia, ao Senhor Governador Márcio França.

A liderança do executivo municipal da Estância Turística de Cananéia, tem buscado incessantemente, que as melhorias na rodovia sejam de fato realizadas, -“nesta quarta-feira (17), mais uma vez estive na Secretaria Estadual de Transportes, onde fica o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem – DER e a Dersa, para protocolar diversas reiterações de pedidos de melhorias, para nossa estrada SP-226 que está em estado precário, totalmente abandonada pelo Governo do Estado e pelo DER. Estamos lutando para que a voz de Cananéia seja ouvida e para que nossa cidade seja atendida”, relatou o prefeito Gabriel Rosa.

Após reiteração pedido de recapeamento e melhorias da Rodovia SP-226, trecho entre Pariquera-açu (Km 0) à Cananéia/SP (Km 35), via balsa, realizado pelo prefeito Gabriel Rosa, o Secretário Estadual de Logística e Transportes, Mário Mandolfo, relatou em áudio enviado a munícipes, que a Secretaria e a DER de São Paulo, através da DER 5, regional de Cubatão/SP, já providenciaram um contrato emergencial com a empresa EPCO. Segundo o diretor Orlando Morgado da DER 5, o contrato está sendo formalizado e os serviços de manutenção da Rodovia devem começar na semana do dia 22 de outubro.

Histórico

Esta solicitação foi encaminhada em diversas oportunidades desde o ano de 2017 buscando um olhar do Governo do Estado. Além dos ofícios, também foi enviado o “Laudo Técnico de Vistoria” realizado por profissionais do município, que já havia sido protocolado no DER (Departamento de Estradas de Rodagem) Pariquera-açu, juntamente com ofício de solicitação de melhorias.

No dia 16 de fevereiro de 2018, foi recebido pelo então Governador Geraldo Alckmin um ofício e no mesmo momento gravado um vídeo que foi para as redes sociais, com a afirmativa da liberação de recursos para a tão esperada obra. Na semana seguinte em inauguração de uma UBS na cidade de Cananéia, na época vice-governador, o senhor Márcio França reafirmou a liberação do recurso, e que afirmou que iria fazer o impossível para que a obra acontecesse ainda no primeiro semestre.

Já no dia 02 de abril de 2018 em anúncio no Palácio do Governo foi oficializado e dado início aos investimentos na referida rodovia SP-226, em cerimônia que marcou a presença do Governador Geraldo Alckmin em seus últimos dias como Governador, do Vice-governador Márcio França, além de secretários e representantes do DER e Dersa.

Leia: Governo oficializa recapeamento da SP 226

A Rodovia que foi construída no início dos anos 70 e nunca passou por qualquer reforma ou revitalização. Desde os anúncios oficiais, e da posse do Governador Márcio França, a manutenção preventiva (tapa buraco), parou de ser feita, segundo informação verbal do DER “por falta de recurso”.

Cananéia é uma cidade histórica, turística e sua renda baseia-se única e exclusivamente na pesca e no turismo. Por se tratar da única via de acesso entre a BR 116 e a cidade, que diariamente diversos usuários e carros de emergência (ambulância), se deslocam até os hospitais da Região, correm sérios riscos de acidentes, visto o total abandono pelo DER e pela Secretaria de Transportes do Estado.

Existe um iminente risco de vida e acidentes, pelas crateras que existem na rodovia, fazendo com que os usuários da via, enfrentem considerados prejuízos. O número de reclamações em redes sociais que por consequência do descaso da manutenção da rodovia aumenta todos os dias e os munícipes e os turistas são os maiores prejudicados, e estão coletando assinaturas para abaixo assinado.

Dentre os fatos apresentados, não esquecendo da importância que o município de Cananéia tem no cenário Histórico, e Cultural do Brasil, foi solicitado com Urgência, providências para um trânsito seguro com a maior brevidade possível, bem como a necessidade de recapeamento, sinalização (horizontal e vertical), com a presença de acostamento, necessidades essas que visam acima de tudo a questão de segurança dos usuários.