Home / Cananéia / Banda Municipal Maestro João Gonçalves de Araújo
Banda Municipal Maestro João Gonçalves de Araújo

Em 18 de Dezembro de 1997, pelo Decreto 041/2018, passa a existir a Banda Municipal Maestro João Gonçalves de Araújo, que promove o apoio a preservação desse Patrimônio Imaterial, representado pelas festas do Divino Espirito Santo, São João Batista e Nossa Senhora dos Navegantes, valorizando o resgate das práticas de culturas tradicionais.

O projeto cultural é da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia e diversas gerações de jovens passaram por nesses 22 anos de existência. A Banda Municipal hoje atende cerca de 45 jovens do município de 10 a 18 anos, além de aprenderem a tocar diversos instrumentos, os alunos participam de apresentações pelo município e pela região do Vale do Ribeira, e também recebem uma bolsa auxilio de R$ 80,00.

A Banda Maestro João Gonçalves de Araújo tem dado tão certo ao longo dos anos que em 2019 foi beneficiada, através da contemplação do Projeto pelo Proac nº 23/2018. O projeto foi inscrito pela Associação Amigos da Banda de Cananeia (AABC), que participa ativamente das atividades. Estão previstas viagens de intercâmbio cultural para a Sala São Paulo, uma das mais belas salas de concertos do mundo, ao Conservatório de Tatuí, considerado referência de estudos na área musical e ao Cantinho Integrado de Todas as Artes (Espaço Cultural CITA), uma ocupação artística no bairro Campo Limpo, que tem como objetivo maior a difusão de saberes, construções e experiências com e para a comunidade de seu entorno. Além disso, uma visita a Casa de Cultura de Registro/SP e uma apresentação.