Home / Cananéia / Inscrições abertas para Oficina de Criação Literária!
Inscrições abertas para Oficina de Criação Literária!

Oficina de Criação Literária: Autoficção – Módulo 1

• Coordenação: Eda Nagayama
  • 11 e 12/4 – quinta e sexta – 18h às 22h
  • Inscrições: 25/3 a 11/4
  • Vagas: 20
  • Indicação: maiores de 16 anos
  • Local: Biblioteca Municipal Eduardo Boechat Ramos – R. Frederico Trudes da Veiga, 90 – Centro – Cananéia/SP

Atividade:

A proposta é a produção de textos literários curtos – mini/microcontos – a partir da ideia autoficção, onde o indivíduo é tomado como matéria-prima da escrita literária. O “eu” será assim investigado e recriado como subjetividade singular constituída a partir de âmbitos diversos: a localidade de origem e a comunidade, o trabalho e a escola, a família e os amigos, os afetos. A atividade irá utilizar a memória e a imaginação como ferramentas fundamentais para a expressão literária dos valores e crenças que produzem sentido para a existência de cada indivíduo – único, notável.

Oficineira:

Edna Furuiti Eda Nagayama é escritora, doutoranda em Estudos Literários em Inglês (FFLCH/USP) com o tema “A crise migratória e o traumático na narração literária”, graduada em Artes Cênicas e Mestre em Comunicação e Estética do Audiovisual (ECA/USP). Em 2016-2017 integrou o programa internacional SPeCTReSS – The Social Performance, Cultural Trauma and the Reestablishing of Solid Sovereignties, com pesquisa sobre locais e pós-memória do Holocausto, na Polônia, Alemanha e República Tcheca. Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016 com “Desgarrados” (Cosac Naify 2015, Ed. Sesi 2018), também vencedor do Nascente/USP 2011.