Home / Cananéia / Descarte correto de pilhas!
Descarte correto de pilhas!

Descarte correto de pilhas!

No dia 23 de agosto, o Departamento de Meio Ambiente finalizou a coleta de pilhas e baterias usadas deixadas nos pontos de entrega voluntária localizados na Fundação Florestal, supermercados, pronto socorro, postos de saúde e Departamento de Meio Ambiente.  

Foi coletado um total de 123,5 Kg de pilhas e baterias usadas, as quais serão recolhidas por uma empresa especializada em reciclar resíduos perigosos. É importante lembrar que o descarte correto dos resíduos perigosos – lâmpadas, pneus, pilhas e baterias – é responsabilidade compartilhada dos cidadãos, junto com comerciantes, fabricantes e poder público para permitir que a logística reversa aconteça! Formando um ciclo em que o consumidor que usou se responsabilize por descartar nos pontos corretos, os comércios se responsabilizem por recolher e a indústria que os produziu se responsabilize pela sua reciclagem.

Vale lembrar também, que esse tipo de resíduo é considerado PERIGOSO devido a sua toxidade, pois na composição dessas pilhas e baterias são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Esses metais pesados podem causar câncer e mutação genética, além de poluir as águas subterrâneas quando vazam no ambiente.

Por isso é muito importante descartá-las nos pontos de entrega voluntários localizados nos supermercados, postos de saúde, CRAS, Fundação Florestal e Departamento de Meio Ambiente. NÃO DESCARTE NO LIXO COMUM! Se você tem um comércio e quer ser voluntário nessa coleta entre em contato. Mais informações pelo telefone (13) 3851 1931 ou meioambiente@cananeia.sp.gov.br

Scroll To Top