Divulgação das festividades nas Comunidades de Cananéia

COMEÇOU A MARATONA DE FESTAS NAS COMUNIDADES DAS ILHAS E DO CONTINENTE
O frio desta época do ano só não é maior no continente e nas ilhas de Cananéia porque as comunidades da região organizam festas acolhedoras para celebrar suas tradições.
As comemorações começam agora na primeira semana de junho e são especiais em 2023.
Os eventos dos últimos anos foram cancelados devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Em alguns casos, já são quase 4 anos sem festas e aglomerações.
É bom preparar o fôlego, porque tem festa que dura quase uma semana inteira. As comemorações na comunidade quilombola do Mandira começam já na próxima quarta-feira (07/06). Além dos tradicional torneio de futebol de campo e das atividades religiosas em louvor a Santo Antônio, a festa deste ano vai ter uma gincana para as crianças no sábado (10/06).
Também nesta semana a comunidade da Nova Enseada (Ilha do Cardoso) vai organizar seu Arraiá Caiçara, com quermesse, fogueira e torneio de vôlei na sexta (09/06). O evento é no formato de economia solidária e cada casa da comunidade vai hospedar um mesmo número de pessoas. A alimentação inclui pratos típicos com frutos do mar e veganos, que serão produzidos pelo coletivo de mulheres no Centro Cultural Erci Malaquias.
Em seguida vem a festa do padroeiro do Marujá, também na Ilha do Cardoso. A festividade em louvor ao padroeiro São Vito Mártir marca a volta das procissões marítimas a nossa região depois dos anos de reclusão na pandemia.
A festa do Ariri acontece na segunda metade de junho, em louvor ao padroeiro São Luiz Gonzaga. A octogenária capela da vila está sendo restaurada para ocasião. Além de jogos de futebol feminino e masculino, o evento contará com a tradicional corrida de canoa caiçara (24/06) no Canal do Varadouro.
A Festa da Tainha no Marujá fecha com chave-de-ouro o período festivo no feriado estadual de 09 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932). Organizada há quase 30 anos pela AMOMAR (Associação de Moradores do Marujá) para comemorar a chegada da tainhas em nosso estuário, a festa vai contar com a tradicional degustação do peixe que é símbolo desta época do ano.
Em todos os eventos vai haver shows de fandango e forró para afugentar o frio durante as noites.
Confira os cartazes e a programação das festas e se prepare para visitar nossas comunidades!!!
***