Alunos recebem premiação da ONU Meio Ambiente

Os alunos do 5º ano B, da escola Deborah Silva Camargo, receberam no dia 31 de Outubro o Certificado da ONU Meio Ambiente como a Escola vencedora do Desafio Volta as Aulas Mares Limpos! Representantes da Meu Copo Eco, parceira da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, vieram a escola e além dos certificados trouxeram um presente da ONU para as crianças, um bebedouro novo para usarem os copos!

O projeto:

As crianças começaram em fevereiro de 2019 um projeto sobre o consumo do plástico e seu descarte no meio ambiente com a professora Maria Fernanda Carvalho, que incentivou o estudo e as ações. Os alunos começaram na escola mesmo a mudar o uso do plástico e fazer a conscientização de todos, alunos, professores e funcionários.

As ações foram crescendo, e as crianças fizeram de tudo: conversaram com o fotógrafo Ricardo Martins sobre natureza, foram à praia fazer um mutirão para tirar lixo da areia, foram ao Instituto de Pesquisa Cananéia (IPeC) para aprender mais sobre a vida marinha, fizeram um filme e teatro para apresentar as crianças pequenas. Essas ações ganharam um nome e um logo criado pelos alunos: Plástico, Perigo, Jamais será amigo!

Também convidaram o Prefeito Gabriel Rosa, a diretora de Compras e Licitações Camila Martins e a diretora de Educação Rosimeire da Glória Rodrigues, para conversarem sobre ações na Prefeitura que diminuíssem o consumo de plástico, em especial os copos descartáveis. O Prefeito lançou um desafio, para que as crianças fizessem um projeto e o apresentassem e ele iria providenciar canecas retornáveis para os alunos.

Tudo isso foi feito e colocado nas redes sociais da escola usando as hashtags da ONU, que tinha o projeto Volta as Aulas Mares Limpos! As crianças fizeram o projeto e se juntaram a outra campanha chamada #PorAmoraoMar, ganharam as canecas e agendas, para usarem no dia a dia. Porém, a Prefeitura Municipal de Cananéia fez canecas reutilizáveis para todos os alunos da rede municipal e todos os funcionários, as crianças foram de escola em escola, no paço municipal e nos departamentos municipais entregar e conversar com todas as salas sobre a importância de evitar o uso do plástico e seu descarte correto.

Com toda essa mobilização, a escola foi escolhida vencedora do Desafio Volta as Aulas Mares Limpos da ONU! Parabéns crianças!