Nota Oficial - medicamentos

O Departamento Municipal de Saúde de Cananéia vem através deste, INFORMAR que referente à fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, realizada no dia 26/11/2019 no Pronto Atendimento Municipal de Cananéia, foi publicada a notícia de que foram encontradas ampolas de medicamentos vencidos na Farmácia Municipal. Ocorre que trata-se medicamento injetável de uso exclusivo do Pronto Atendimento, mais precisamente a quantidade de 05 (cinco) ampolas, que tiveram seus vencimentos no mês de Outubro/2019, sendo assim, a Farmácia Municipal RETIROU as ampolas do Pronto Atendimento e armazenou na farmácia para que as mesmas tenham o devido descarte.

É preciso ressaltar que os medicamentos nessa situação estavam SEPARADOS daqueles em boas condições e, consequentemente, não seriam disponibilizados para o uso no Pronto Atendimento Municipal. O Departamento de Saúde informa que os serviços públicos de saúde devem aceitar recolher os medicamentos vencidos que a população devolve, segundo a  Lei n° 5.591, de 23 Dezembro de 2015, para que não sejam descartados inapropriadamente.

O Departamento Municipal de Saúde informa que a segurança da população é PRIORIDADE na nossa gestão e, que os medicamentos jamais seriam disponibilizados para o uso, já que os mesmos encontravam-se SEPARADOS para o DESCARTE correto.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO DE CANANÉIA